Presidente da Direção
Rossana Appolloni

Carta da Presidente

O reconhecimento da Psicoterapia enquanto atividade profissional autónoma é um tema que tem mexido muito comigo. Ser psicoterapeuta exige uma dedicação que vai para além do estudo teórico, ou do cumprimento de um horário de trabalho. Ser psicoterapeuta é uma arte que implica muitas horas investidas em nós próprios, em nos tornarmos seres humanos mais conscientes, mais enraizados, mais alinhados com a própria alma. Só conseguimos ajudar os nossos clientes na mesma medida que nos ajudamos a nós; só conseguimos oferecer presença compassiva às dores e às alegrias da pessoa que está à nossa frente na mesma medida que conseguimos estar com as nossas. Um psicoterapeuta é aquele que acompanha o outro a ir a lugares interiores onde este não é capaz de ir sozinho.

A responsabilidade, a exigência, a sabedoria, a dedicação, o Amor inerente à profissão de psicoterapeuta merece que esta profissão tenha um enquadramento legal. De tudo faremos para continuarmos nessa direção.

Acredito que só vamos longe quando acompanhados, pelo que outro tema que me toca é, enquanto APPC, contribuirmos para nos sentirmos conectados nesta caminhada. Fazermos parte de um grupo de colegas que seguem em frente, lado a lado, é uma fonte de inspiração e de nutrição para os nossos processos.

Entusiasma-me a ideia de continuarmos a nossa exploração interior com formações, supervisões, trocas de experiências, de forma a que esta profissão não nos isole, mas sim nos ajude a expandir e a contribuir para uma comunidade mais dinâmica, que seja um porto seguro de crescimento.

É um privilégio estar ao serviço desta missão!

Darei o meu melhor, com vocês e a excelente equipa que temos neste mandato!