Membros | Catarina Carvalho

Catarina Carvalho

Secretária

Na minha vida sempre tive dois amores. Um é a música. O outro, a psique. O gosto pela música surgiu muito cedo, desde os cinco anos de idade, participando em espetáculos de ópera, concertos integrando a orquestra, como violinista, ou o coro, como contralto, ou integrando equipa técnica na legendagem de espetáculos musicais. O interesse pela psique surgiu no liceu e ficou logo claro que queria ser psicóloga. Após a licenciatura de Psicologia Social e das Organizações, integrei uma instituição governamental, na área da psicologia do ambiente, trabalhando em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e vários representantes dos ministérios do Ambiente e da Saúde dos países europeus, viajando pela Europa e inclusive vivendo na Alemanha. Mais tarde passei depois pela área da formação e dos recursos humanos em diversas empresas.

Em 2007 comecei a focar cada vez mais a minha atividade profissional na saúde mental, entrando no mundo da Psicoterapia (e da Musicoterapia), sempre com o princípio da prevenção e promoção, reconhecendo a necessidade da intervenção em crise para prevenir situações complexas e traumáticas. Esta será sempre uma área em que constantemente me continuarei a ampliar e aprofundar. Desta forma sinto que todos os dias (re)aprendo com a prática clínica e formativa.

Neste mandato da APPC, renovo o meu compromisso de criar rede de Psicoterapeutas Corporais, num momento de grande desafio para a regulamentação do ato psicoterapêutico, mantendo também relação com a Federação Portuguesa de Psicoterapia, integrando o seu Conselho Científico.

‘Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade.’ Alexander Lowen