Membros | Rita Ferreira

Rita Ferreira

Vogal

A minha caminhada de desenvolvimento pessoal aprofundou-se quando no ano 2000 comecei a fazer tai-chi e chi kung, altura em que percebi que precisava de entrar em contacto com áreas mais subtis em mim própria. A partir daí, iniciei o meu processo de terapia individual e em grupo, com Estela Rodrigues n’A Essência e o Ser, em Carcavelos.

O caminho de redescoberta da alegria e do bem-estar despertaram em mim a intenção e o desejo de poder também ajudar outros no seu percurso. Vejo a Psicoterapia, em geral, e a Corporal, em particular, como uma ferramenta poderosa para mudarmos a nossa vida, expandirmos a nossa perspetiva sobre as coisas, sobre nós próprios e sobre os outros. Dançar pelas situações da vida, desafiantes ou não, com menos sofrimento, com maior bemestar e mesmo com entusiasmo é algo de precioso que nos torna mais presentes e mais inteiros enquanto seres humanos.

Na APPC pretendo contribuir para a regulamentação da profissão de psicoterapeuta. O percurso para se chegar a ser psicoterapeuta pode ser diverso. Considero que esta diversidade do percurso anterior enriquece o psicoterapeuta enquanto profissional, desde que certificado por uma escola qualificada para o ensino da psicoterapia.

‘Compreender como um estado de tensão começa e como é reforçado até se tornar crónico, em que a libertação é impossível, é a base da terapia somática. Esta compreensão, que advém essencialmente da experiência própria, elimina qualquer tipo de julgamento da neurose e é um pré-requisito necessário para se ser psicoterapeuta.’ David Boadella