O que é a Psicoterapia Corporal

A Psicoterapia Corporal, também conhecida por Psicoterapia Somática, está solidamente fundamentada na teoria e na prática. As técnicas de psicoterapia corporal levam em conta a complexidade das interações entre a mente e o corpo, numa conceptualização holística do ser humano. 

As assunções básicas da psicoterapia corporal  o ego é corporal e o corpo revela o nosso inconsciente  estão alicerçadas nos ensinamentos de Sigmund Freud e Wilhelm Reich, ao identificar padrões de personalidade e estruturas de carácter que se refletem em padrões musculares e articulares.

As intervenções psicoterapêuticas são desenvolvidas tendo por base o princípio de que há uma unidade funcional entre a fisiologia e a psique. As abordagens psicoterapêuticas corporais para a promoção de saúde mental consideram e envolvem o corpo em todos os seus afetos e aspetos para além da mente, enquanto psique ou cérebro.

Esta abordagem psicoterapêutica enquadra o conhecimento desenvolvido nas ciências naturais, tais como na área da biologia, da neurofisiologia, da imunologia, de estudos perinatais, entre outros. Com efeito, existem estudos que demonstram que o nosso equilíbrio hormonal e bioquímico é regulado por emoções através do sistema psiconeuroimunológico, os quais são de extrema relevância para conceber estratégias psicoterapêuticas. Os resultados positivos da psicoterapia corporal reforçam a ideia de que a saúde psíquica e emocional é determinante na saúde global dos indivíduos.

Trabalhamos a história da pessoa acedendo à sabedoria do corpo. Através de propostas terapêuticas que aperfeiçoam a consciência corporal e o conceito de que o corpo guarda informação de momentos positivos e negativos, o terapeuta vai levando a pessoa a libertar-se de crenças limitadoras e a testar novas formas de reagir aos desafios, primeiro no ambiente seguro e controlado do consultório e pouco a pouco, no dia a dia.