Quem somos

A Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal (APPC) é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão representar os psicoterapeutas que reúnam os requisitos estabelecidos nos seus estatutos e no seu  regulamento interno, bem como as escolas de psicoterapia corporal inscritas na European Association of Psychotherapy (EAP) e/ou na European Association for Body Psychotherapy (EABP) para a prática da atividade de Psicoterapia Corporal.

Missão

A nossa missão é contribuir para o estudo, divulgação e desenvolvimento da Psicoterapia Corporal, obter o reconhecimento da nossa atividade como terapêutica de intervenção na área da Saúde Mental e promover a formação de Psicoterapeutas em Psicoterapia Corporal de acordo com as normas nacionais e internacionais da EAP.

Queremos facilitar e apoiar a formação científica e o desenvolvimento profissional dos nossos sócios no campo da Psicoterapia Corporal, bem como das teorias e práticas interdisciplinares, zelando pelo cumprimento da deontologia estabelecida para a prática da Psicoterapia Corporal.

É nossa intenção focarmo-nos em várias áreas chave para a valorização da profissão do psicoterapeuta:

  • Organizar e realizar ações de formação e divulgação da Psicoterapia Corporal através de conferências, congressos e outras atividades científicas e pedagógicas.  

  • Divulgar os nossos membros associados junto das organizações nacionais e internacionais e do público em geral para que tenham a garantia que estão a recorrer a um profissional com as qualificações necessárias para o desempenho da função requerida.
     
  • Estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências com instituições congéneres nacionais e estrangeiras.
     
  • Definir uma deontologia e ética profissionais, inspirada nos princípios do Código de Ética já existentes em outros países e defendida pela EAP.

No fundo, queremos contribuir para que a psicoterapia em geral possa ser reconhecida enquanto atividade profissional autónoma de forma a ampliar o seu raio de ação junto da população.
Para a Psicoterapia Corporal em específico, queremos contribuir para que a sinergia entre colegas e diferentes escolas possa ser ainda maior e que novas aprendizagens estejam sempre ao alcance de todos.